No início de 2008, comecei a trabalhar como assistente de marketing da Yara Alimentos, empresa do ramo de importação de alimentos, sediada em Viana, no Espírito Santo, e que infelizmente não existe mais. Ingressei como funcionário terceirizado pela Lan Integrator, empresa de TI de Vitória, que prestava serviço para a Yara.
A princípio, minha função era fazer a finalização e fechamento das artes de todas as embalagens dos produtos que a empresa comercializava, em conformidade com os padrões do Ministério da Agricultura. Porém, a analista de marketing Thaís Marsoti viu a necessidade de um assistente no setor, já que a Yara estava se expandindo no setor de food service e hortifruti.
Comecei a dobrar horários algumas vezes e dar conta de novas atribuições. Criava peças gráficas para eventos e endomarketing, além de acompanhar a finalização de jobs junto às agências, clipping de anúncios publicitários e atualização dos conteúdos dos sites junto à assessoria de imprensa. Foi no marketing da Yara que a Thaís me apresentou expressões como "follow-up" e me ensinou a utilizar um sistema ERP (Enterprise Resource Planning).
A fase como terceirizado me colocou numa rotina diária entre três cidades; eu morava em Vila Velha, comparecia pela manhã à Lan Integrator, em Vitória, e trabalhava pela tarde na Yara em Viana. Foi uma grande experiência de crescimento pessoal e aprendizado inestimável no setor de marketing, junto à Thaís, que depois se tornou também uma grande amiga. Meses mais tarde, tive a alegria de deixar o regime de terceirização e ser contratado pela Yara.
As imagens são meramente ilustrativas e não correspondem exatamente aos produtos reais.